quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Mito Copiado

Um documentário muito interessante para as pessoas que gostam de somar conhecimentos ou simplesmente gostam de assuntos polêmicos e interessantes. The Greatest Story Ever Told (A maior história já contada) abala as bases do cristianismo, mostrando como fé cristã se assemelha com outras religiões antigas. Suas histórias se convergem e chegam a se confundir nos dando a impressão de que se trata de apenas uma. E a crença pagã de adoração ao Sol é a mais impressionante de tão próxima á crença Cristã. É familiar com muita coisa que foi especulada nos polêmicos livros de Dan Brown, principalmente O Código Da Vinci. Não estou aqui na tentativa de influenciar alguém, atacar ou abalar a fé de outras pessoas, acho que quando somos convictos de nossas verdades as informações contidas nos vídeos são validas ao menos para a curiosidade que sempre envolve as questões que se relacionam com a fé. Cada um tem o direito de absorver e acreditar nas coisas da forma que lhe convir.
Vale a pena conferir.



Um comentário:

  1. Sua epistese é concordada por grande parte de cientistas que estudam as tradição e os costumes do périodo Helénico ao comtemporaneo. Podemos citar Jean Pierre Vernant, principalmente seu livro "Mito e Política", onde expõe os costumes e tradicoes de uma forma ampla ao desenvolver a tese de (...)"a sair dos quadros de pensamento que lhe são costumeiros: entre a literatura e a religião, bem como entre a narrativa fictícia e a verdade do que é contado, entre a fabulação do mito e a autenticidade do divino implicado na narração (...) não existia, nos tempos arcaicos da Grécia, esse corte, essa incompatibilidade que somos levados a estabelecer (: 230).
    Ou seja o homem desde seu periodo onde a organização politica e a territorialiedade torna-se um verd. poder de sobrevivencia, os costumes e a fusão do mito criador e o ideal do divino ñ encontravam-se distanciados, e sim unidos por um pensamento único. Um abç Walker.

    ResponderExcluir